Lumiar tem expedições off-road para fotografar natureza e aventuras

ESPORTE BONJARDINENSE | 00:58 |

Passeios de jipe e a pé incluem localidades e cachoeiras de São José, Indiana Jones, Poço Belo, Encontro dos Rios e Toca da Onça


POR ADRIANA OLIVEIRA
Foto de capa
O jipe 4x4 usado nas expedições fotográficas (Divulgação/ Marcelo Piu)

Os fotojornalistas cariocas Marcelo Piu e Fernanda Dias ensinam, em expedições de jipe e a pé por Lumiar e Boa Esperança, em Nova Friburgo, técnicas para fotografar a natureza, atividades ao ar livre e aventuras com maestria.
As expedições incluem localidades como as cachoeiras de São José, Indiana Jones, Poço Belo, Encontro dos Rios e Toca da Onça, com suas paisagens exuberantes.
O workshop dura um dia inteiro. O passeio off-road é feito num jipe 4x4, que parte cedo do Rio e, chegando a Friburgo, percorre estradas de terra até as cachoeiras, incluindo caminhadas de curtas distâncias.
São ensinadas técnicas fotográficas como macrofotografia, longa exposição e composição, entre outras. Não é preciso levar equipamento próprio. As saídas são sempre às terças, quintas e nos fins de semana, dependendo das condições do tempo.
“Nosso objetivo é transmitir aos alunos uma fotografia de fácil entendimento e muita dinâmica”, diz Piu, fotojornalista há 23 anos, com passagens pelo Jornal do Brasil e pelo Globo, onde fez vários tipos de coberturas e viagens de aventura, incluindo Havaí, Indonésia, Machu Pichu, Chapadas dos Guimarães, Amazônia e Pantanal.
Já Fernanda Dias é fotojornalista há 13 anos. Durante 9 anos, trabalhou como freelancer em veículos de comunicação como Rede Globo e os jornais O Globo e Extra. Em 2016 lançou o livro “Identidades Rurais”, que, através de imagens, documentou o cotidiano rural do Brasil. Há cinco anos, documenta seu projeto autoral “Raízes do Vale”, que lida com cultura popular e agricultura familiar na região do Vale do Café.

Category:

PARCEIROS